Notícia

Bons vinhos de Portugal

Jancis Robinson | 15 Setembro '10
Bons vinhos de Portugal
Uma das grandes vantagens de Portugal, como país produtor de vinhos, tem sido o seu isolamento, que permitiu que as suas Castas Autóctones se tenham mantido virtualmente desafectadas pela moda Cabernet/Chardonnay, no entanto, este isolamento também tem sido, de certo modo, uma desvantagem.
Os Portugueses tiveram sempre este estranho hábito de fazer vinhos para o Português, em vez de fazerem vinhos frutados, sumarentos, que apelassem à maioria dos consumidores mundiais.

Os Vinhos que sempre foram os mais respeitados eram vinhos incrivelmente duros e potentes, que passavam demasiado tempo nas adegas, antes de serem engarrafados.

Portugal tem uma matéria-prima de enorme qualidade e tem vindo a demonstrar a vontade e o engenho para tornar os seus vinhos exportáveis.

É muito triste que vinhos de enorme qualidade não sejam muito mais conhecidos e apreciados. Admitindo o facto de Portugal ter hoje em dia uma cultura vibrante em torno do Vinho, acabou por ditar o aumento dos preços nos vinhos mais procurados pelos Portugueses.

Certo é que esses vinhos têm uma personalidade forte e acho que ninguém que seja interessado por vinho, deveria negar a si próprio a experiência com os Vinhos Portugueses.

Jancis Robinson é uma influente líder de opinião no mundo dos vinhos e Master of Wine.

Comentar



  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube