Notícia

Opção de Vinho a Copo reforçada em Portugal

| 24 Julho '13
Opção de Vinho a Copo reforçada em Portugal
MAIS 141 ESPAÇOS AVALIADOS PELA CAMPANHA A COPO, 787 PROFISSIONAIS DO CANAL HORECA RECEBERAM FORMAÇÃO E 11.000 COPOS FORAM SERVIDOS NAS FESTAS A COPO EM LISBOA
 São cada vez mais os restaurantes referência do segmento premium e super premium com boas listas de vinho a copo e um bom serviço associado. Este é um dos resultados da campanha A Copo, da ViniPortugal, que continua a apostar na divulgação e implementação do consumo do vinho. Com este propósito a campanha A Copo classificou este ano 141 estabelecimentos comerciais, que integram o total de 410 espaços avaliados com vinho a copo. 

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, destaca que “a nova tendência de consumo de vinho a copo está a ser implantada aos poucos em Portugal. É uma tendência registada em vários países europeus mas que gradualmente tem vindo a ser adoptada a nível nacional, graças à motivação e consciencialização dos estabelecimentos comerciais e do público consumidor para as inúmeras vantagens desta opção de consumo. Cabe à ViniPortugal continuar a desenvolver este trabalho e apostar tanto na formação do canal Horeca como no envolvimento dos estabelecimentos comerciais através do serviço de classificação.” 

“O objectivo final é transmitir ao público consumidor que o serviço a copo proporciona diversas alternativas de escolha, vinhos diferentes, para diferentes gostos, diferentes combinações gastronómicas ou momentos, mas sempre bons vinhos.” realça o mesmo responsável.  

 No âmbito da campanha A Copo foi este ano organizada mais uma edição das festas A Copo em Lisboa, procurando cativar adeptos para a opção a copo. Nesta iniciativa foram servidos 11.000 copos de vinho e promovidos momentos de descontração e de degustação com moderação. Esta terceira edição foi desenvolvida em linha com as duas primeiras festas realizadas nos dois anos anteriores, constituindo uma etapa muito importante no processo educativo traçado para 5 a 10 anos, que ambiciona mudar a cultura do vinho em Portugal.  

 

Para o canal Horeca estão a ser promovidas 50 acções de formação a nível nacional para o canal Horeca e WKs – Harmonias a copo: acções direccionadas para os restaurantes já avaliados com vista à melhoria da percepção dos colaboradores quanto a harmonização vinho e comida. É propósito da ViniPortugal demonstrar que vinho a copo pode ser um factor diferenciador e potenciador da fidelização de clientes e impulsionar o conhecimento sobre a diversidade dos vinhos produzidos em Portugal e a versatilidade que possuem quando combinados com gastronomia.

 Em 2013 a campanha A Copo participou no Festival Indie - tendo em duas noites cativado o interesse de 1100 entusiastas desta opção - e está a fortalecer a associação do vinho à música e a eventos culturais Em 2012 marcou presença em acções degustação em eventos gastronómicos e vínicos em 2012: Lisboa à Prova, Encontro com Vinhos e Sabores, Mercado do Vinho do campo Pequenos e Feira Nacional de Agricultura.

 Sobre a campanha “a copo!”

 A campanha “a copo!” foi desenvolvida no final de 2010 pela ViniPortugal com o objectivo de sensibilizar para o consumo de bom vinho a copo a nível nacional, em bares, restaurantes e enotecas, como forma de promover os vinhos portugueses e de aumentar o conhecimento acerca da qualidade e diversidade dos vinhos produzidos em Portugal, com moderação.

 “a copo!” é um projecto transversal, que aposta na formação e qualificação do Canal Horeca e na sensibilização do consumidor final para as vantagens desta modalidade de consumo.

Comentar



  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube