Notícia

Mais de 300 produtores nacionais presentes na ProWein, na Alemanha

Primeiro-ministro visita representação portuguesa na maior feira mundial de vinhos

Wines of Portugal | 18 Março '19
Primeiro-ministro visita representação portuguesa na maior feira mundial de vinhos
De 17 a 19 de Março, os vinhos portugueses vão estar em evidência na maior feira mundial de vinhos, a ProWein, que tem lugar em Dusseldorf, na Alemanha. O primeiro-ministro, António Costa, vai visitar esta feira no dia 17 de Março e contactar com os mais de 300 produtores nacionais que marcam presença no certame.
O aumento da procura de vinhos portugueses por parte do mercado alemão está reflectido na aposta neste evento, com uma forte presença de produtores nacionais. Em termos globais, Portugal é o 5.º país com maior representação na ProWein, com um total de 383 expositores.

Os vinhos portugueses são cada vez mais uma tendência nos mercados internacionais. De acordo com um estudo desenvolvido em 2018 pela Universidade de Geisenheim para a ProWein, cerca de um quarto dos especialistas alemães inquiridos planeiam incluir vinhos portugueses no seu portefólio no futuro. Alargando o âmbito de análise, o estudo revela que um em cada cinco retalhistas especializados e importadores de vinho coloca Portugal no topo das suas prioridades para complementar a gama de produtos do seu portefólio, o que faz com que Portugal esteja pela primeira vez no topo das preferências dos retalhistas e importadores da Europa Central.

Ao longo da ProWein, jornalistas, importadores, retalhistas e sommeliers vão ter oportunidade de apreciar vinhos de mais de 150 produtores reunidos no stand da ViniPortugal ou visitar os stands das várias regiões vitivinícolas nacionais presentes no evento – Vinho Verde, Porto e Douro, Tejo, Alentejo, Beira Interior e Bairrada. “Os visitantes que não tenham muito tempo disponível ou que queiram obter uma visão global dos vinhos portugueses estão convidados a passar pela nossa zona de degustação gratuita, onde terão oportunidade de provar mais de 80 vinhos premiados em competições e degustações”, afirma Jorge Monteiro, Presidente da ViniPortugal.  

Este ano a ViniPortugal, através da marca “Wines of Portugal”, disponibiliza uma zona de degustação gratuita e um vasto programa de seminários, nos quais será possível saber mais sobre tendências, como harmonizar vinhos portugueses e gastronomia internacional, métodos ancestrais de vinificação, novidades e destaques das regiões vitivinícolas.  

A sommelier Christina Fischer e o chef Patrick Jabs vão apresentar sugestões de harmonização de vinhos portugueses com pratos no seminário “Great food companions – Portugal’s wine world from A to Z”. O especialista em vinhos portugueses e jornalista David Schwarzwälder vai apresentar os principais destaques de Portugal enquanto país vitivinícola, discutindo as diferentes estruturas de terroir e as particularidades de cada região. No seminário “Marked by the Atlantic Ocean – from the Vinho Verde to the Algarve”, conduzido por Caro Maurer MW, será abordada a influência dominante do Oceano Atlântico nas várias regiões vitivinícolas.

Para além destes quatro especialistas, serão desenvolvidos outros 17 eventos sob a chancela “Wines of Portugal” para dar a conhecer a realidade vitivinícola do país, conduzidos por Sofia Salvador, Rubina Vieira, Andrzej Strzelczyk, Joel B. Payne, Carine Patrício e Konstantin Baum MW.  


Comentar



  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube