Notícia

Vinhos portugueses promovidos junto de profissionais do sector da América do Norte

Wines of Portugal | 03 Abril '19
Vinhos portugueses promovidos junto de profissionais do sector da América do Norte
ViniPortugal leva 100 produtores de vinho a Vancouver, São Francisco e Toronto
A ViniPortugal vai dedicar uma semana à promoção da qualidade dos vinhos portugueses junto dos profissionais do sector do vinho e da gastronomia do Canadá e dos Estados Unidos da América. De 1 a 4 de Abril, perto de 100 produtores nacionais vão dar-se a conhecer em acções promovidas em Vancouver, São Francisco e Toronto, que incluem provas de vinho e seminários dirigidos a profissionais.

A semana arranca no Canadá, com a realização da “Grande Prova de Vancouver”, no dia 1 de Abril. Esta será uma acção dirigida exclusivamente a profissionais, sendo esperados cerca de 150 convidados, onde se contam agentes privados, sommeliers, profissionais de restauração e consultores da British Columbia Liquor Distribution Branch (BCLDB), que constitui uma das entidades governamentais responsáveis pela indústria de bebidas alcoólicas. O programa do evento inclui ainda a realização de dois seminários, no qual serão apresentados e provados 10 vinhos nacionais, conduzidos por Sofia Salvador, Wines of Portugal Wine Educator.

No dia seguinte, tem lugar a “Grande Prova de São Francisco”, que contará com a participação de 33 produtores portugueses de diferentes regiões vitivinícolas que terão oportunidade de contactar com 200 profissionais do sector, como sommeliers, retalhistas, distribuidores, importadores e media especializados em vinho e gastronomia. O embaixador da marca “Wines of Portugal” nos Estados Unidos, Eugénio Jardim, e a MS Gillian Ballance conduzirão três seminários para profissionais, dedicados aos vinhos portugueses.

A semana termina com a “Grande Prova de Toronto”, no dia 4 de Abril. O programa tem prevista a presença de 33 produtores nacionais e a afluência de profissionais do sector vitivinícola e da restauração, bem como consultores do Liquor Control Board of Ontario (LCBO), uma empresa governamental de Ontário e um dos maiores compradores e retalhistas de bebidas alcoólicas do mundo. À semelhança das provas anteriores, os profissionais poderão participar em dois seminários, conduzidos por Sofia Salvador.

Ainda no contexto das acções promocionais desenvolvidas no Canadá, a ViniPortugal vai promover duas sessões de educação para as equipas dos Liquor Boards das províncias da British Columbia e Québec, conduzidas por Sofia Salvador com dois reconhecidos sommeliers locais, Alain Bélanger, no Québec, e Ian Philip na British Columbia.
 
Ao longo de 2019 a fileira do vinho de Portugal irá investir 14 milhões de euros na promoção internacional, cabendo à ViniPortugal cerca de 6,5 milhões de euros, dos quais 60% deste valor a ser destinado aos quatro principais mercados desta estratégia, onde se incluem os Estados Unidos da América e o Canadá.

De acordo com os dados apresentados pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) no Fórum Anual dos Vinhos Portugueses 2018, as exportações dos vinhos portugueses cresceram 3% em valor e tiveram um aumento de 4% no preço médio em 2018 face a 2017. Os Estados Unidos, conjuntamente com França e Reino Unido, estão no top-3 dos principais destinos de exportação dos vinhos portugueses, representando 33% do vinho exportado.

O Canadá integra também o top-10 dos principais mercados de destino dos vinhos portugueses, que inclui ainda países como Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Angola e Suíça. Em conjunto, estes mercados representam 72% da exportação nacional.

Comentar



  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube