Notícia

Inscrições abertas para o Concurso Vinhos de Portugal até 18 de Abril

Wines of Portugal | 18 Abril '19
Inscrições abertas para o Concurso Vinhos de Portugal até 18 de Abril
Melhores vinhos do ano conhecidos no dia 10 de Maio, no Porto
Após as duas primeiras fases de inscrição, os produtores nacionais têm, até dia 18 de Abril, uma última oportunidade para colocar à prova os seus vinhos no Concurso Vinhos de Portugal. As inscrições podem ser feitas no site http://concursovinhosdeportugal.pt/
 
A primeira fase do Concurso Vinhos de Portugal decorrerá de 6 a 8 de Maio, no CNEMA, em Santarém, na qual os vinhos inscritos serão avaliados por um júri, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais jornalistas, sommeliers, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.

Após esta fase, o Grande Júri reunirá nos dias 9 e 10 de Maio, no Porto, para a selecção dos Grandes Ouros e os Melhores no Ano. Os grandes vencedores serão conhecidos na Gala de Entrega de Prémios, no dia 10 de Maio, no Terminal de Cruzeiros de Leixões, no Porto.

Este ano a ViniPortugal volta a apostar num painel de jurados nacionais e internacionais de renome. O Grande Júri será presidido por Luís Lopes e contará com Dirceu Vianna Júnior (MW), do Reino Unido, Evan Goldstein (MS), dos EUA, Thomas Vartelaus, redactor-chefe da Revista Vinum, proveniente da Suíça, e Bento Amaral, de Portugal.

Em 2018 foram a concurso 1307 vinhos, de 372 produtores, que arrecadaram 301 medalhas, das quais 36 na categoria Grande Ouro, 73 Ouros e 192 Pratas.


ViniPortugal promove masterclasses para jurados internacionais durante o Concurso Vinhos de Portugal


Para além da avaliação dos vinhos durante a 1.ª fase do concurso, os jurados internacionais vão ter a oportunidade de conhecer mais sobre a realidade vitivinícola nacional. Para isso, a ViniPortugal vai promover um conjunto de masterclasses, dirigidas a profissionais, que terão lugar em Santarém, após as provas no CNEMA. Perceber as características de cada casta e o seu papel nos blends clássicos das principais regiões vitivinícolas é o objectivo central destes seminários.

No dia 6 de Maio vai realizar-se a sessão “Vinhos Brancos (Varietais e Blends)”, que proporcionará uma viagem pelas principais variedades brancas de Portugal, desde as mais representativas a nível nacional, como Fernão Pires ou Arinto, até às de maior expressão regional, como Loureiro, Alvarinho, Viosinho, Encruzado ou Antão Vaz.

No dia seguinte é a vez dos Vinhos Tintos serem o tema central da sessão. Serão abordadas castas mais representativas a nível nacional, como Aragonez/Tinta Roriz ou Touriga Nacional, até às de maior expressão regional, como Baga, Castelão, Touriga Franca, Trincadeira, Alicante Bouschet, Rufete ou Ramisco.

A última masterclass será dedicada ao tema “Vinhas Velhas: Um Património Notável”, no dia 8 de Maio. Nesta sessão os convidados serão levados a conhecer a importância das vinhas velhas como um dos principais factores diferenciadores dos vinhos portugueses. A complexidade do field blend, a baixa produção por hectare e a resiliência destas vinhas, várias delas centenárias, conduzem a vinhos de enorme qualidade e singularidade.
O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal que pretende ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o mundo, reafirmando a aposta na produção nacional de vinho de qualidade com o intuito de se afirmarem enquanto produtos de excelência nos mercados de exportação

Comentar



  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube